Esta é uma versão antiga do documento!

Actividades para Faciltadores - Pontos Focais

Mulheres e Igualdade de Género

Actividades para treinamento


Evitar a Transmissão Vertical do HIV: Falar abertamente em casa!

Filme: Traídos pela Tradição, PromArte“A maior parte das crianças até aos 12 anos que vivem com o HIV foram vítimas da transmissão vertical. Entretanto, é possível diminuir o risco de transmissão vertical para muito próximo de zero. Para isso, é necessário que a futura mãe saiba o seu estado serológico.“* Todas as mulheres grávidas podem ser testadas quando vão ao hospital para controle mensal. Infelizmente, muitas mulheres têm medo do teste: Têm medo de um resultado positivo e têm medo da reacção dos familiares em casa. Por tanto abandonam todo o seguimento na gravidez. E assim colocam em risco a sua saúde e a do bebé. Mesmo não sendo HIV positivo, o seguimento da gravidez no hospital é imprescindível para a saúde do bébé. Por isso, é importante que a família fale abertamente em casa – antes do teste de HIV e depois. Porque se o resultado for positivo, existe tratamento bastante eficaz que pode facilitar uma vida longa e próspera. Mas sem poder falar – sem seguimento de gravidez – sem teste – sem tratamento, a mãe e o bebé estão em perigo.

Convide um Grupo de Teatro ou Activistas

Grupo de Mulheres, Nacala Promova uma sessão com activistas ou um grupo de teatro local sobre planeamento familiar.

Várias organizações promovem programas de saúde a nível local. Por exemplo, a Cruz Vermelha e a ADPP formaram activistas, que conhecem os métodos para falar de saúde e de planeamento familiar. O secretário permanente, os líderes tradicionais, o Ponto Focal do NPCS e os técnicos da saúde podem indicar quem está disponível – ou eles podem implementar uma sessão. O Ponto Focal da Educação pode convidar esse grupo para falar do Planeamento Familiar com os seus colegas.

Palavras cruzadas

Palavras CruzadasPode descarregar o jogo de palavras cruzadas (PDF) e preencher os campos seguindo os números e as perguntas em baixo.
Em amarello pode ler a palavra principal. Melhor usar “c” em vez de “ç” e “a” em vez de “ã”. Para imprimir e usar numa sessão de senzibilização, pode descarregar a versão em PDF.


Fotos: Filme “Traídos pela Tradição”, PromArte;