Esta é uma versão antiga do documento!

EM FOCO - Saberes e Conhecimento

Família & Género e Mulher

O dia 8 de Março é o Dia Internacional da Mulher e o dia 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana. É um dia especial, aproveite para demostrar à sua mulher sua gratidão e respeito por tudo o que ela faz por si e pela sua família.

A Saúde e as Mulheres
As mulheres seropositivas podem transmitir o vírus para os seus filhos durante a gravidez, parto ou amamentação. Mas este risco pode ser minimizado. A profilaxia anti-retroviral durante a gravidez – e no bebé imediatamente após o nascimento – provou reduzir drasticamente a probabilidade de uma mãe transmitir o HIV ao seu bebé.

PTVertical – Prevenção da transmissão dos pais para filho

Como uma mãe pode prevenir a transmissão do HIV para o bebé?

A transmissão do vírus do HIV de mãe para o filho pode acontecer em três momentos:

  1. na gravidez,
  2. no parto e
  3. durante a amamentação.

Para evitar que estas situações ocorram, a mãe deve fazer a testagem voluntária nas consultas de pré-natal, para saber sobre o seu estado e, assim, evitar que, caso esteja infectada, possa passar para o seu filho. Caso uma mãe seropositiva não receba tratamento, transmite o vírus do HIV para seu bebé e esta transmissão é chamada transmissão vertical.

A responsabilidade de prevenir infeções de HIV cabe à mulher e também ao homem. Se o pai é seropositivo, pode infectar a mãe. Assim, actualmente, chama se PTV à Prevenção da Transmissão dos pais para o bebé.

Uma mulher grávida seropositiva pode transmitir o vírus para o seu bebé. Isto depende de vários factores: as infecções da placenta durante a gravidez (ex. malária), presença de ITS, má nutrição materna, ruptura precoce da membrana placentária, entre outros.

Violência Doméstica

violência doméstica A violência doméstica é a violência praticada no âmbito familiar. Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra menores, maus-tratos contra idosos, e violência contra a mulher e contra o homem, além da violência sexual contra o parceiro. A violência provoca o mal-estar das vítimas, a destruição das famílias e a perda de bens. A violência nunca serve para resolver um problema, e muitas vezes agrava. A pessoa que violenta a outra vai enfrentar ainda mais dificuldades devido aos seus actos. Por­tanto, a violência é proibida. A violência sexual é um dos factores importantes da transmissão do HIV e é punida mundialmente.