Actividades para Faciltadores - Pontos Focais

Doenças Crónicas

Actividades para treinamento


Actividade 1

Mapeamento de ideias para saúde

O grupo elabora um cartaz de recomendações para saúde. O facilitador disponibiliza um papel gigante e outros em tamanhos menores. Pode usar o quadro da escola e giz. O facilitador pode usar as informações da página “Conhecimento Doenças Crónicas” para poder responder.

Faça as seguintes questões aos participantes e escreve-os num papel gigante ou num quadro de escola.

Que doenças conhecem? (Desenvolva com os colegas uma lista de doenças, mas deixar espaço.)

Como se pode prevenir ou tratar cada uma dessas doenças?
Deve-se procurar o médico tradicional ou o centro de saúde / hospital? (Adiciona a cada doença já escrita na lista os meios de prevenção e tratamento.)

O que cada participante recomendaria aos seus familiares para evitar estas doenças? (Recolha estas resposta em papéis mais pequenos e coloque-os num papel gigante.)

ex. cartaz de respostas


Actividade 2

Mapeamento de Sítios de apoio e bem-estar

 mapeamentoEste é um jogo participativo de reflexão que tem como objectivo identificar os riscos e transformá-los em virtudes. Os resultados deste trabalho podem ser entregues a projectos de desenvolvimento local. Os participantes desenvolvem um cartaz de sítios de risco e de bem-estar.

Divida os participantes em grupos. Peça aos participantes que:

  1. Desenhem a sua cidade ou a sua região num papel gigante. Começem por desenhar as ruas principais, a igreja, o local da administração, as escolas, lugares turísticos e de lazer, hospital ou centros de saúde, casa do líder local, os pontos de água (poço ou bomba) e outros lugares de referencia.

  2. Agora, cada participante pode identificar os lugares de risco e de ajuda e marcar no mapa (por exemplo, vermelho para lugares de risco e verde para lugares de ajuda).
  • O facilitador pode perguntar a cada participante o seguinte:

    → Lugares de risco: Onde se pode apanhar doenças ou correr outros riscos?
    → Pergunta: Que risco, o que pode acontecer e qual será o resultado indesejado, como se pode evitar ou o que se pode mudar?

    → Lugares de ajuda: Onde se pode encontrar serviços de saúde e de formação? Onde se pode contactar organizações ou activistas locais?
    → Pergunta: Qual é a ajuda ou o apoio que se pode encontrar?

  • Se um perigo estiver proximo do lugar de ajuda, pode-se perguntar como se pode aproveitar essa situação; por exemplo: O lixo perto de um mercado pode ser recolhido pelos comerciantes.

  • Se for mais que um grupo: Junte as pessoas e cada grupo pode apresentar o seu desenho, explicando: os riscos (porque é risco), as soluções (como evitar o risco ou como mudar a situação), os lugares de ajuda (em caso de necessidade qual é o lugar de ajuda?)

No final pergunte ao grupo: o que aprendemos com estes desenhos?

Mais informações: “Conhecimento Doenças Crónicas