Tabela de Conteúdos
Doenças Crónicas
Actividades para treinamento
Actividade 1
Mapeamento de ideias para saúde
O grupo elabora um cartaz de recomendações para saúde. O facilitador disponibiliza um papel gigante e outros em tamanhos menores. Pode usar o quadro da escola e giz. O facilitador pode usar as informações da página “Conhecimento Doenças Crónicas” para poder responder.
Faça as seguintes questões aos participantes e escreve-os num papel gigante ou num quadro de escola.
→ Que doenças conhecem? (Desenvolva com os colegas uma lista de doenças, mas deixar espaço.)
→ Como se pode prevenir ou tratar cada uma dessas doenças?
→ Deve-se procurar o médico tradicional ou o centro de saúde / hospital? (Adiciona a cada doença já escrita na lista os meios de prevenção e tratamento.)
→ O que cada participante recomendaria aos seus familiares para evitar estas doenças? (Recolha estas resposta em papéis mais pequenos e coloque-os num papel gigante.)
Actividade 2
Mapeamento de Sítios de apoio e bem-estar
Este é um jogo participativo de reflexão que tem como objectivo identificar os riscos e transformá-los em virtudes. Os resultados deste trabalho podem ser entregues a projectos de desenvolvimento local. Os participantes desenvolvem um cartaz de sítios de risco e de bem-estar.
Divida os participantes em grupos. Peça aos participantes que:
- Desenhem a sua cidade ou a sua região num papel gigante. Começem por desenhar as ruas principais, a igreja, o local da administração, as escolas, lugares turísticos e de lazer, hospital ou centros de saúde, casa do líder local, os pontos de água (poço ou bomba) e outros lugares de referencia.
- Agora, cada participante pode identificar os lugares de risco e de ajuda e marcar no mapa (por exemplo, vermelho para lugares de risco e verde para lugares de ajuda).
- O facilitador pode perguntar a cada participante o seguinte:
→ Lugares de risco: Onde se pode apanhar doenças ou correr outros riscos?
→ Pergunta: Que risco, o que pode acontecer e qual será o resultado indesejado, como se pode evitar ou o que se pode mudar?
→ Lugares de ajuda: Onde se pode encontrar serviços de saúde e de formação? Onde se pode contactar organizações ou activistas locais?
→ Pergunta: Qual é a ajuda ou o apoio que se pode encontrar?
- Se um perigo estiver proximo do lugar de ajuda, pode-se perguntar como se pode aproveitar essa situação; por exemplo: O lixo perto de um mercado pode ser recolhido pelos comerciantes.
- Se for mais que um grupo: Junte as pessoas e cada grupo pode apresentar o seu desenho, explicando: os riscos (porque é risco), as soluções (como evitar o risco ou como mudar a situação), os lugares de ajuda (em caso de necessidade qual é o lugar de ajuda?)
No final pergunte ao grupo: o que aprendemos com estes desenhos?
Mais informações: “Conhecimento Doenças Crónicas”