Tabela de Conteúdos
Vida Positiva & Alimentação / Nutrição
Vida Positiva
Quem tem o HIV pode ter uma vida longa e próspera. Pode manter o mesmo estado fisico. Só tem de respeitar algumas regras no dia-a-dia. Estas vão se tornar um hábito, tão simples como respirar ou descansar. Existem pessoas, que vivem mais conscientes quando sabem que são seropositivo – dão mais importancia à vida e às boas coisas. A final o HIV é um facto, deviamos sempre evitar apanhar o vírus. Mas se temos HIV, é como com outras doenças crónicas como a diabetes ou hipertensão: Só temos que ter mais atenção, cuidar mais de nós e tomar os medicamentos com regularidade.
Cozinha Positiva
Uma pessoa vivendo com HIV deve comer bem. A xima não é o único alimento que dá força ao nosso corpo. O que importa, é uma alimentação variada. Esta não é necessáriamente cara – pode se usar o que esta disponível na sua região. Pode alterar e acompanhar couve, repolho, cebola, batata doce, tomate, moringa, cenora, espinafre, pimento e óleo, quiabo e alface com galinha, peixe, carne de vaca ou de cabra. A galinha também poe ovos, vacas e cabras produzem leite, de que é feito o queijo. E para sobremesa tem frutas como banana, coco, maçã, ananas, laranja ou mangas. Tanta coisa! É só um pequeno esforço para se alimentar com estes produtos – alterando ou complementando.
É importante preocuparmo nos com a hígiene: todos os produtos naturais têm bactérias. E normalmente o nosso corpo aproveita algumas. O corpo de uma pessoa vivendo com HIV pode ter dificuldades em expulsar algumas bactérias – por isso é importante a higiene na preparação dos alimentos, devendo-se lavar bem os produtos e evitar carne e peixe crú, deve-se cozinhar muito bem a carne.
Histórias e Alegrias
O dia 20 de Março é dia da alegria. O que precisamos para sermos alegres? Pode ser uma casa ou duas, uma mota, um carro ou um telefone da última série? Ou pode ser apenas a presença da nossa família ou ter uma boa saúde. “Alegria é um sentimento de contentamento, de prazer de viver, júbilo, satisfação, exaltação. Costuma ser expresso através de sorrisos (risadas)“ diz a pt.wikipedia.org
Sorría
A Vida Positiva não é apenas teste e tratamento. Tudo é importante desde que fortaleça o nosso corpo. Tudo começa na cabeça: Deviamos ficar optimistas. A tristeza ou um sentimento de indiferença pode nos enfraquecer. Em maus momentos procure recordar-se de um evento que gostou ou procure uma companhia pois, estar com amigos e família sempre pode nos dar um sorriso.
Teste
Para poder viver tranquilo, precisa saber se tem o vírus. É por isso que o teste de HIV é tão importante. Quanto mais cedo a pessoa souber que é seropositiva, mais cedo terá o aconselhamento. Ainda não há cura – o virus fica sempre no corpo e pode crescer. Mas já sabemos – se mais cedo começarmos a tomar o medicamento antiretroviral, mais força teremos contra o vírus.
Tratamento
Deve sempre cumprir com o tratamento: Tomar os medicamentos regularmente como foi préscrito. Nunca deve falhar a toma o medicamento.
Se uma pessoa vivendo com HIV vê, que os medicamentos estão quase a acabar, não deve esperar até último dia para comprar mais.
Interromper o tratamento pode causar uma doença pior e pode precisar de outro tipo de medicamentos.
Para uma vida positiva e digna, é importante a solidaridade: Existe em muitas regiões do mundo e em Moçambique, que Pessoas vivendo com HIV (PVH/PVHIV) juntem-se em grupos com pessoas não infectadas. Os membros dos grupos apoiam-se: dão motivação, vão junto ao médico, partilham experiências como viver com o vírus e advogarem para evitar discriminação (leia mais sobre direitos e discriminação).
mais informações
- História do Laço Vermelho: www.aids.gov.br & www.dst.uff.br
- Solidaridade precisa de amigos: